Somos a construção de muitas consciências, de muitas vozes. A isso dá-se o nome de Polifonia.

domingo, 18 de setembro de 2011

Contribuição!!!

Essa semana uma frase de Mário Quintana me fez refletir por vários dias. Dizia a frase: "Livros não mudam o mundo. Livros mudam pessoas. Pessoas mudam o mundo". Passei horas por alguns dias refletindo sobre isso para me encontrar no cerne da frase. Lembrei que anteriormente, enquanto conversava com um colega, professor, ele havia feito menção de outra frase que dizia "o mundo muda quando você muda". E isso tudo fluiu em mim como um riacho quando recebe uma forte correnteza de água. Nossa, o mundo precisa mudar, pensei eu. Entendi que precisamos ler mais, saber mais, para gerar um acontecimento de mudança grandioso no mundo. Simples, não é?
Mário Quintana está certo, são as pessoas que mudam o mundo. E o mundo mudou, tem mudado  a cada década. Quantos acontecimentos catastróficos. Quanta fome, quantas doenças, quanta miséria mundo a fora. Os livros mudam de fato as pessoas e a leitura surtiu seu efeito e revelou um mundo em transformação. Le-se de tudo e tudo se transforma.
Há 25 anos venho lendo um livro interessante que me desperta sempre: A Bíblia. E se existe um livro que faz mudar, ei-lo aí. Nessa mesma semana, refletindo com a Bíblia meditei sobre um texto que está registrado no livro de Romanos capítulo 12, versículo 18. Nesse texto o apóstolo Paulo diz: "Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;...". A ideia contextual é a paz, o amor, a fraternidade. Mas, quero me prender ao texto mencionado. Se você observar o apóstolo deixa claro que você pode dar a sua contribuição para que o mundo seja diferente. Antes de ser parte de um mundo global, você vive em uma comunidade local. Você tem vizinhos, amigos, colegas no trabalho, na escola, na faculdade, na igreja, etc, etc, etc. Se o mundo muda quando eu mudo, eu preciso mudar. Eu posso contribuir com um mundo diferente. O apóstolo Paulo diz "Se possível, quanto depender de vc...", então depende. Depende de você colaborar no ônibus cheio dando passagem ao que vai descer naquela parada que ainda não é a sua, depende de você dá o lugar no ônibus àquele que é mais velho, dar o lugar à mulher que vem cheia de pacotes ou mesmo com um garoto de cinco anos e está cansada. Isso que estou dizendo é uma gota em um oceano de atitudes que poderão mudar o mundo. Mas, para grandes feitos, precisamos aprender com as pequenas e simples atitudes. O que eu tenho feito para mudar? O que eu leio me transforma? E no que me transforma? Certas leituras são puro vazio, nada acrescentam e muitas vezes só subtraem.
O mundo não tem mudado para melhor. E sabe porque? Por que estamos dando tempo a outras prioridades que não é a boa leitura. Por que estamos lendo o que nos agrada e não o que nos desafia. Estamos engordando nosso entendimento com uma leitura que não tem boa substância, não sacia. Eu preciso ser desafiado a quanto depender de mim gerar a paz, o entendimento, não pagar o mal com mal. Aprender que na vida a gente não apenas ganha, a gente perde, a gente fracassa, a gente não perde a guerra mas experimenta algumas derrotas. Isso é boa leitura, isso faz mudar, isso sacia e engorda. Isso nos conduz ao entendimento de que eu sou responsável pelo mundo e preciso dar minha contribuição para que o mundo seja um lugar melhor. Fazendo assim, entendendo assim... o mundo muda.
Faça a sua contribuição... e boas leituras.



Paulo Xavier

2 comentários:

  1. Infelizmente, vivemos em um país onde a maioria da população é analfabeta, não entende o que ler, além das pessoas escolherem mal seu repertório de leitura. Ousando mais ainda, vivemos em uma época a qual o ler e o ouvir se tornou cansativo, entediante! Ver figuras ou vídeos é mais interessante e prático. Nada contra, claro. Mas td o arranjo de informações nos meios de comunicação mais acessíveis tem transformado pessoas em "papagaios": pessoas que transmitem o que absorvem sem o menor questionamento, ou seja, sem opnião!Em meio a este senso comum - falar porque todo mundo diz, fazer porque todo mundo faz - que se tem a oportunidade de fazer diferença! Com certeza, pessoas que fazem uma leitura de qualidade são mais esclarecidas e usam seu conhecimento a favor de uma sociedade mais justa e nao se deixa levar por certos pensamentos. Não são pessoas do tipo: "Maria vai com as outras", mas busca mostrar seus ideais para que outras pessoas juntem-se a elas!

    "Faça a diferença, chega de ser Multidão seja uma Benção...(8)"

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Juju... Obrigado pela participação.
    Vamos rumo à sociedade mais justa, onde papagaios são apenas seres vivos (aves) que participam em harmonia com os seres pensantes (humanos) no meio natural que Deus criou para o nosso bem estar.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.