Somos a construção de muitas consciências, de muitas vozes. A isso dá-se o nome de Polifonia.

domingo, 11 de setembro de 2011

A fé definida pela fé

A teologia tem uma sistemática para definir e explicar a fé que é parte de suas matérias como ciência. E é muito legal quando estudamos a fé por meio da teologia. No entanto, gosto quando lendo a Bíblia vejo a presença da fé nas pessoas. Acho incrível como Deus é elegante face à fé esboçada no rosto das pessoas.
Antes de ser um cristão comprometido, eu achava que era falta de autoestima nas pessoas, quando elas se dobravam perante o Senhor diante de seus desesperos, de suas derrotas. Eu não via os fatos com os olhos da fé, até chegar o dia do meu desespero, de minha derrota, de meu fracasso, de minha autobaixoestima. A partir dali passei a compreender que, a fé é dinâmica, e ela mexe com um Deus dinâmico, que age com dinamismo com base no dinamismo da fé exercida. Dá pra compreender?
Deixa eu te mostrar, então. No livro de Mateus, Capítulo 15. 21 a 28, Jesus está em viagem entre cidades. No roteiro da viagem surge uma certa mulher. Essa, com problemas terríveis, atormentada por algo que está acima de sua capacidade se solução, clama por uma providência. Jesus já sabe do acontecido, e insiste em seguir adiante. Ele sabe... Ela não sabia. Mas, veio a saber: Não importa quem vc seja, não importa o que você esteja fazendo ou vivendo, Deus lhe quer, lhe ama, lhe aceita. A fé submissa, dependente; redime, restaura, restabelece. Deus não faz acepção, apenas resiste ao soberbo, àquele que tem coração arrogante, altivo. E esse não era o caso daquela mulher, que não dispunha de nenhum recurso espiritual para espantar um demônio que aflijia seu bem mais precioso, sua filhinha.
A prática da fé é algo muito bonito. A Bíblia então, sai definindo a fé nessas práticas vividas nos dias de Jesus e até na história do povo de Deus. Concluo então que, podemos até ter uma explicação plausível para a fé, mas ela se define no exercício prático por meio de uma única, genuína e verdadeira palavra: "Senhor, me ajuda..." Entendeu o que é fé? Se vc não entendeu, ela vai se definir pra vc, mais cedo ou mais tarde.



Paulo Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.