Somos a construção de muitas consciências, de muitas vozes. A isso dá-se o nome de Polifonia.

domingo, 28 de agosto de 2011

Uma questão de escolha

No livro de Daniel capítulo 1, versículo 8 há um registro que julgo deveras muito importante. Diz assim: "Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se." O escritor Gildásio J. B. dos Reis escreveu certa vez numa revista de EBD da Socep* - cujo tema era "jovens sem defeito numa sociedade defeituosa" - que "para Daniel, estar entre os babilônicos não significava ser igual aos babilônicos". Fiz disso uma bandeira para minha vida socioespiritual. O gênero humano se desgastou no Éden depois que Adão e Eva se desviaram do propósito de Deus. De lá para cá cada um se desviou pelo caminho e o homem se perdeu em seu raciocínio. A exemplo da loucura vivida por Nabucodonosor, contemporâneo de Daniel, que mandou erguer uma autoestátua a fim de que todos se dobrassem perante ela, muitas são as estátuas que se erguem perante nós nesses nossos dias. E com muita facilidade, e por tão pouco, temos nos dobrado diante dessas imagens construídas a partir da loucura dos homens. Andar diferente, fazer diferença tornou-se virtude de poucos, mesmo entre aqueles chamados a refletir a luz de Cristo.
Sendo assim, a realidade de nossos dias, quando andamos em meio à apostasia e frieza da fé, do amor, da justiça, somos chamados pelo apóstolo Paulo a renovar o entendimento - Rm 12.2. Gildásio, nosso autor cidado acima diz que "O Senhor Jesus propôs uma santidade no meio de prostitutas, leprosos, ladrões, publicanos e pecadores, endemoniados, etc..." e depois "A santidade é como a luz: quando existe, é percebida. Também se aseemelha ao sal: quando existe, seu sabor é sentido" - J. C. Ryle apud Gildásio Reis.
Andar de forma correta em nossos dias também recebe o nome de desafio. Nosso desejo é que vc se sinta desafiado e tenha êxito ante as estátuas que lhe são impostas.

2 comentários:

  1. eiiiiiiiiiiiii se adiantou hein hahaha
    otima reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Não pude esperar Cris. Eu estava transbordando, cheio de ideias. Mas que bom que gostou. Estou feliz pq lhe agradou.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.